Blog

O surgimento do projeto Coding4Fun


Sua mais nova plataforma educacional de tecnologia produzida no Brasil que ao longo do tempo foi ganhando forma, identidade e agora conteúdo. Nosso desejo é contribuir com conteúdo dinâmico, moderno e atual, de acordo com as principais tendências de alta tecnologia do mercado nacional e internacional de desenvolvimento de software.

Compartilhe

Facebook Twitter Google LinkedIn

Bem-vindo ao Coding4Fun, sua mais nova plataforma educacional de tecnologia produzida no Brasil que ao longo do tempo foi ganhando forma, identidade e agora conteúdo. Nosso desejo é contribuir com conteúdo dinâmico, moderno e atual, de acordo com as principais tendências de alta tecnologia do mercado nacional e internacional de desenvolvimento de software, porém não podemos deixar de escrever sobre outros assuntos correlacionados, pois reforçamos nosso compromisso de colocá-lo em contato com textos relacionados a inovação, empreendedorismo, marketing digital, evolução de carreira e cultura digital. 

O termo Coding4Fun (coding for fun) significa uma forma de conotação para expressar o sentimento que desenvolvemos software por diversão, ou seja, dedicamos boa parte de nosso tempo livre a simples prática de escrever código-fonte por paixão ao que fazemos, além é claro, de ser a principal profissão de várias pessoas da área da computação, como desenvolvedores e engenheiros de software. A intenção aqui é demonstrar que existe um mundo mais amplo, que é o amor a tecnologia e pela criação de projetos de software que ajudem de alguma forma pessoas ao redor do mundo, com ares de comunidade.

Vamos contar um pouco de história para contextualizar todas as pessoas das raízes deste projeto. Em um dia comum de trabalho, em uma grande empresa de tecnologia no Brasil, dois engenheiros de software e consequentementes amigos, Pedro Santos e Ryan Padilha, discutem novamente sobre seu dia-a-dia na frente de seus projetos e como seria mais divertido e interessante ter mais tempo disponível para desenvolver projetos fora do horário comercial, pois conciliar vida pessoal, social e ainda arranjar tempo para desenvolvimento de projetos por hobby demanda um jogo de cintura considerável e grande organização. Em um dos momentos da conversa, Ryan comenta que não é muito comum encontrar pessoas extremamente apaixonadas pelo desenvolvimento de software; pois além de ser a profissão de ambos, eles respiram tecnologia 24 horas por dia e amam verdadeiramente o que fazem, que não é somente a questão financeira que os move.

Já parou para pensar a quantidade de horas que desenvolvedores passam na frente de seus computadores implementando software e escrevendo conteúdo relacionado ao mundo da tecnologia, que esse tipo de atividade de trabalho proporciona constantes desafios e muitas oportunidades para crescimento ao longo do tempo? Por qual motivo não conciliar trabalho com diversão, ou seja, para aqueles que respiram tecnologia, suas aspirações vão além do simples trabalho, pois tudo em suas vidas, desde que são crianças, na maioria das vezes é regido pela área de exatas, simplificando, são eternos curiosos desde sempre.

Em um dos momentos da conversa, Pedro fixa o olhar e complementa empolgado:

-- Coding4Fun correndo nas veias meu caro! Somos movidos pela diversão e desafios constantes, pois nossos dias são recheados de diversão, resolução de problemas e compartilhamento de conhecimento. Além das dificuldades enfrentadas em projetos, que não é uma constante, somos afortunados e felizes em poder exercer o que amamos diariamente na vida.

Um silêncio pairou na sala onde estavam, e um breve momento de reflexão adentrou a mente de ambos, apesar de estarem envolvidos nesse conceito durante anos a fio, jamais tinham se exercitado para que ficasse tão evidente e claro em apenas uma palavra o sentimento que carregavam dentro de si todos os dias. Com essa expressão significativa em mente, Ryan começa a pensar profundamente a respeito e concorda que às vezes o que precisamos nessa vida é um bom diálogo para amadurecermos idéias incubadas durante anos em nosso consciente. E esse momento chegou, com a conversa abalizada com Pedro a respeito de diversão e trabalho - por que não fundar um projeto denominado Coding4Fun e colocar tudo relacionado a tecnologia em um único lugar?

Conforme comentado, nossa intenção não é ser diferente do restante da cultura digital existente no Brasil e no mundo, mas sim um canal de comunicação permanente, confiável e com conteúdo de qualidade, focado na resolução de problemas do dia-a-dia de desenvolvimento de software, arquitetura e áreas correlacionadas. Acreditamos fortemente que podemos posicionar nossa forma de pensar e enxergar o mundo, compartilhando conhecimento de forma subjacente e explícita para qualquer pessoa.

E foi apenas com uma palavra em mente - Coding4Fun, que este projeto iniciou-se. Na maioria das vezes somos encorajados apenas por uma palavra para mudar o rumo de nossas vidas e criar um futuro do qual sonhamos. O primeiro passo agora era registrar um domínio na Internet e publicar um blog destinado a compartilhar conhecimento em formato de texto que englobasse questões como engenharia de software, negócios, arquitetura de aplicações orientada a serviços, carreira no mercado de tecnologia da informação, como trilhar o caminho das certificações, inovações, tendências de mercado, dentre vários outros assuntos interessantes deste vasto mundo da computação.

A partir deste momento compreendemos e visualizamos de forma geral a abrangência que o projeto Coding4Fun nos dias de hoje possui e até onde pode chegar. 

Atualmente, sua missão que é capacitar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais de tecnologia para atuarem com máxima eficiência e produtividade em seus respectivos projetos de forma altamente profissional, além é claro, de agregarem valor significativo para a empresa onde trabalham. Nosso objetivo é ativar o potencial criativo e produtivo de cada ser humano.

Constantemente nos indagamos, "Como compartilhar conhecimento com pessoas de todo o mundo através de uma linguagem universal?" Ora, vamos definir um compromisso com a comunidade nacional e internacional, que é oferecer conteúdo de qualidade com didática e metodologia aperfeiçoada, através de material em constante melhoria e atualização, de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Com isso descobrimos que o Universo Online é sem fronteiras, onde diversas pessoas podem estudar de qualquer lugar do planeta!

Partindo do pressuposto que somos profissionais apaixonados por tecnologia, oficialmente fundamos o Coding4Fun, uma plataforma especializada em ensino em computação, que capacita estudantes e profissionais do mercado de através de ferramentas online de aprendizado colaborativo, com acompanhamento de absorção de conhecimento e orientação educacional.

Com isso qualquer pessoa com acesso a Internet conseguiria estudar, se aprimorar e constituir uma carreira promissora na área de tecnologia da informação, com ênfase a princípio em desenvolvimento de software e desenho de solução baseado em arquiteturas modernas. 

É impressionante como a imaginação humana produz conteúdo baseado em pensamentos abstratos orientados por um sonho de vida, construído ao longo do tempo com muita persistência, dedicação e amor. Como dizem por aí, sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho, entretanto nunca deixe de sonhar e sempre coloque em prática o que pensa o mais rápido possível, pois essa é a sua visão subjetiva do mundo.

Espero que goste desta plataforma de conteúdo e envie-nos sua opinião, crítica ou sugestão. É um grande prazer poder compartilhar conhecimento e de alguma forma fortalecer a comunidade de tecnologia do Brasil.

"Compartilhar conhecimento é a forma mais sublime de doar-se ao outro."

Marcadores

Carreira Coding4Fun Comportamento Educação Software

Não perca mais nenhum artigo!

Assine nosso blog e receba novos artigos diretamente em seu e-mail.